quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sol Na Cabeça

Depois de um longo e gelado inverno, o sol saiu.
Que alegria não!!!
Uma amiga minha morou na Espanha um tempo e teve depressão e conversando com uma amiga dela, psicóloga, descobriu que, nós que moramos em país tropical, necessitamos ver o sol e a natureza.
Numa época em que tive depressão e tive que tomar certos medicamentos fiquei sabendo numa seção com minha terapeuta que tomar sol na cabeça faz com que nosso cérebro produza serotonina, hormônio responsável, digamos que, por trazer alegria a nossa mente. Então, quando saia o sol, lá estava eu fazendo minha fotossíntese do dia, produzindo a serotonina do dia!!!
Aí fui entendo alguns mistérios da vida.
Um amigo do meu pai, muito engraçado, dizia que preferia ter uma doença na velhice que afetasse sua mente e não seu corpo. Ele dizia que se o corpo fica ruim mas a mente boa, você sofre entendendo, ouvindo e vendo tudo o que está a sua volta sem poder fazer nada pois o corpo está padecendo: "tira o velho do sol....põe o velho no sol."
Hoje eu entendo porque se coloca pessoas com problemas tomando sol. Por um simples motivo: é saudável e faz bem para o corpo e a mente.
É recomendação pediátrica também, colocar os recém-nascidos ao sol para que produzam vitaminia E.
Bom, além de colocarmos as pessoas ao sol estou colocando meus casacos e os ternos do meu marido tomando sol. Não, eles não tem problemas psicológicos nenhum, eles têm uma quantidade enorme de mofo. Uma jaqueta de couro estava aveludada!!!
Uma coisa é certa, o sol faz bem para o corpo e para alma. Mas prefiro morar o resto da minha vida em Londres com Jesus, do que todos os dias ao sol e perder minha alma.
O sol é fantástico, mas Jesus é eternamente melhor.
Deus abençoe.
"que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Marcos 8:36